segunda-feira, 3 de setembro de 2012

As famosas lavandas de Provence - II Propriedades medicinais


Dando continuidade ao nosso "especial lavanda"... Muita gente não sabe que além de ser charmosa e possuir um cheiro maravilhoso a lavanda tem uma série de utilidades para nossa saúde. Em nosso segundo post sobre a flor vamos falar sobre as suas propriedades medicinais.

Desde os tempos dos Romanos a lavanda era utilizada para fins medicinais e por eles foi levada para a Inglaterra. As propriedades vão desde a de analgésico, passando pela de antidepressivo, antisséptico, bactericida e descongestionante, até a de hipotensor, repelente de insetos, sedativo e vermífugo. Mas as principais propriedades estão na ação calmante e reguladora e no poder de restauração dos estados de desequilíbrio da mente ou do corpo.

As famosas flores

Também chamada de Lavandula augustifolia ou Lavandula vera, a lavanda comum, aquela de aroma delicado que é utilizada na água de lavanda e nos saches usados para perfumar roupas e evitar a aproximação de traças, pode ser usada tanto para aliviar sintomas físicos quanto emocionais.

A lavanda em grãos

Um dos principais usos do óleo essencial de lavanda é para evitar dores de cabeça e dores musculares. A recomendação  no primeiro caso, é que assim que surgir os primeiros sintomas aplicar um pouco do óleo na região do “latejamento”. Nos músculos é indicado que o óleo de lavanda seja misturado com algum outro, como o de alecrim. A mistura, que deve ser aplicada diretamente na região dolorida, não só adiciona outras propriedades como também intensifica as que já existiam.

Tosse irritativa, resfriados e gripes também podem ser tratados com uso da flor. A inalação do óleo através de vapor é o modo mais eficaz.  Para o primeiro sintoma pode-se também utilizar o óleo em si e aplica-lo na região do pescoço, respirar fundo e beber um pouco de água depois.

A ansiedade é outro problema que pode ser amenizado com o uso da lavanda. A dica é aplicar uma gota do óleo essencial na região do peito e respirar fundo várias vezes para que o ar seja levado para a região do abdômen.

Fiquem de olho nos próximos posts que estão por vir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secrets de Famille agradece.