sexta-feira, 13 de julho de 2012

Uma data importante na França: 14 de julho

A Bastilha inicialmente foi construída apenas para ser um portal ao bairro parisiense de Saint-Antoine, mas no período de 1370 a 1383 o portal foi reformado e ampliado para ser tornar uma fortaleza e defender o lado leste de Paris, além de um palácio próximo. Porém no século XVII tornou-se prisão para nobres ou letrados, adversários políticos, aqueles que se opunham ao governo ou até mesmo a religião oficial. No governo de Luís XVI, um século depois, a Bastilha servia mais como lugar de lazer e depósito de armas do exército francês do que como prisão.

Devido a uma grande crise econômica que o país se encontrava, a fome foi um dos impulsores para as rebeliões populares em Paris e no interior da França. A grande prisão do estado terminou sendo invadida em 14 de julho de 1783, depois que uma jornalista  saiu pelas ruas dizendo que as tropas reais estavam prestes a desencadear uma repressão sangrenta sobre o povo de Paris.

A Queda da Bastilha tem grande importância histórica, marca o início da participação do povo na revolução francesa. A data tornou-se feriado nacional na França, sendo comemorada anualmente. É popularmente chamada de "Dia da Bastilha", apesar de na França denominarem-na "Fête Nationale" (A Festa Nacional). Em novembro de 1789 a Bastilha foi totalmente demolida, onde hoje se encontra Place de la Bastille (praça da Bastilha), em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secrets de Famille agradece.